Em tempos de eleições, a desinformação é um desafio real

Notícias falsas e distorções de dados circulam rapidamente, comprometendo o direito à informação, tornando-se uma ameaça à democracia. Dessa forma, o Projeto GuaIA surgiu como uma iniciativa do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), na qual visa combater as fake news no período eleitoral. Com o apoio de bolsistas e a utilização da Inteligência Artificial, é possível identificar e analisar as notícias falsas nas redes sociais.

A inteligência artificial permite calcular a porcentagem de desinformação em cada conteúdo analisado, revelando os níveis de manipulação. Essa tecnologia ajuda não apenas a identificar informações falsas, mas também assegurar um processo eleitoral justo e consciente. É necessário refletir como a inteligência artificial transforma o cenário eleitoral, que tem levantado questões éticas, como a manipulação das opiniões.

O Projeto GuaIA acredita no equilíbrio entre tecnologia e responsabilidade, usando a inovação como uma ferramenta para garantir a democracia. Além disso, o projeto tem a intenção de conscientizar a sociedade sobre o impacto das fake news. A desinformação não é apenas uma questão tecnológica, mas sim uma ameaça social, uma vez que envolve a sociedade como um todo.

Para mais informações acompanhe o Projeto GuaIA nas redes sociais!