Por Dandara Lima Santos, Jhully Enny do Nascimento, João Rios Bastos e Samara Evany Queiroz.
O Instituto Confúcio da UFG é um centro dedicado ao ensino da língua chinesa (mandarim), à difusão da cultura e costumes chineses e ao estudo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Está localizado no campus Samambaia, no prédio Bernardo Elis da Faculdade de Letras. Ele é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Goiás com instituições de ensino superior na China, integrando a universidade à maior rede de cooperação educacional sino-brasileira.
Os principais diferenciais do Instituto Confúcio da UFG
A unidade possui características únicas em comparação aos outros institutos existentes no Brasil e na América Latina, sendo o único que une a cultura, medicina e idioma. Entre as ações do Instituto estão cursos de mandarim com professores nativos, oficinas culturais e atividades ligadas às práticas integrativas da Medicina Tradicional Chinesa, como acupuntura, massagem terapêutica Tuiná, Qi Gong e Tai Chi Chuan.
Além do ensino regular, o Instituto também atua na promoção de eventos, palestras e ações institucionais voltadas para o fortalecimento do diálogo cultural entre Brasil e China. O espaço recebe visitantes, estudantes e pesquisadores interessados em conhecer mais sobre o país, sua história, sua cultura e suas tradições.
Os valores são especiais para os estudantes, docentes e técnicos-administrativos da UFG, além dos serviços serem disponibilizados também ao público externo da universidade. Além disso, o instituto conta com programas de intercâmbio para estudo na China e integração à pesquisas e programas de graduação e pós-graduação. No mundo, apenas 17 Institutos Confúcio possuem essa abordagem específica, distribuídos em países como Portugal, Japão, Austrália, Inglaterra e Cuba.
A criação do instituto é fruto de um processo de cooperação internacional iniciado em 2017 e que em 2019 representantes da universidade viajaram em missão acadêmica na província de Hebei e em Pequim, onde foram realizadas reuniões com universidades chinesas e autoridades educacionais, algo que consolidou a parceria, possibilitando a implantação do instituto na UFG.
O Instituto Confúcio da UFG amplia o espaço e o acesso ao conhecimento, fortalecendo a pesquisa e promovendo o intercâmbio cultural e acadêmico. É um espaço de diálogo e formação multicultural que conecta Goiás à China e ao mundo.
Para saber mais sobre cursos, eventos e atividades promovidas pelo Instituto Confúcio, acompanhe o site oficial e as atualizações divulgadas no site institucional da universidade. Você também pode conferir o vídeo institucional produzido para o instituto e acompanhar o instagram do Instituto Confúcio para mais informações sobre ações acadêmicas e eventos.
