Cães Universitários: Companheiros de Quatro Patas na UFG

Por: Júlia Caetano de Souza, Pedro Henrique Alves Bernardes, Rayssa Sousa Matos e Saula Yanka de Araújo de Brito.

Explorando a Convivência Canina e a Iniciativa de Saúde na Comunidade Acadêmica

Seja você um veterano ou um calouro, é impossível não notar a presença calorosa dos cães que compartilham os espaços da Universidade Federal de Goiás (UFG). Entraremos na vida desses companheiros peludos que se tornaram parte integral da UFG, destacando a sua importância na comunidade acadêmica.

A presença dos cães na UFG não é apenas entusiasmante, mas também desempenha um papel significativo na vida diária dos estudantes e funcionários. Esses animais se tornaram não apenas observadores, mas participantes ativos dos eventos e do cotidiano universitário, proporcionando uma atmosfera única e um senso de pertencimento.

A Vida dos Cães na UFG

Os cães universitários tornaram-se figuras conhecidas nos corredores, gramados e até mesmo em eventos da UFG. Suas travessuras e lealdade conquistaram o coração dos estudantes, professores e funcionários. A relação simbiótica entre humanos e esses amigos peludos é capturada em imagens e vídeos que não apenas destacam a convivência harmoniosa, mas também evidenciam a alegria que os cães trazem para o ambiente acadêmico.

A presença amigável desses cães não só cria um contraste acolhedor com a seriedade acadêmica, mas também serve como lembrete constante de que a vida universitária vai além das salas de aula. Esses animais se tornaram testemunhas e participantes ativos dos eventos e do cotidiano da UFG, proporcionando uma atmosfera única e um senso de pertencimento. Veja no link a seguir um vídeo produzido por estudantes da Universidade sobre o cotidiano desses nossos AUmiguinhos. https://ptjrp.blogspot.com/2023/11/video-os-cachorrinhos-na-universidade.html

O Dia de Vacinação

Para garantir a saúde desses cães, a UFG promove anualmente o Dia de Vacinação, oferecendo serviços veterinários essenciais de forma gratuita. O Dia de Vacinação não é apenas uma iniciativa de saúde; é um compromisso coletivo de cuidado e responsabilidade para com esses animais que se tornaram parte integral da UFG. Além de receberem vacinas vitais, os cães têm a oportunidade de receber carinho e atenção, solidificando ainda mais os laços entre a comunidade acadêmica e seus companheiros caninos.

A participação ativa dos membros da UFG no Dia de Vacinação é essencial para o sucesso desta iniciativa. Além de contribuir para a saúde dos cães, os participantes têm a oportunidade de interagir com os animais, promovendo uma sensação de comunidade e compaixão. O evento não apenas destaca a importância da saúde animal, mas também reforça a ideia de que cada membro da UFG desempenha um papel vital na criação de um ambiente acolhedor. Saiba mais sobre o Dia de Vacinação no arquivo intitulado “Campanha de Vacinação Cachorros” - Radio2023.

Apreço por nossos AUmiguinhos

Ao participar ativamente do Dia de Vacinação, não apenas garantimos a saúde dos cães universitários, mas também fortalecemos os laços comunitários na UFG. A vacinação não é apenas um ato de prevenção, mas um símbolo do cuidado e apreço que temos por esses membros peludos da nossa comunidade acadêmica. Celebrar essa relação única entre humanos e animais não só reforça a essência acolhedora da UFG, mas também destaca a importância de compartilharmos nosso espaço com esses adoráveis companheiros de quatro patas.

Junte-se a nós nesse esforço contínuo de preservar a alegria e o bem-estar dos cães universitários, fortalecendo a noção de que, na UFG, todos são bem-vindos, independentemente do número de patas.