EVENTO E PANDEMIA

Profa. Dra. Maria Francisca M. Nogueira

 

Os eventos são acontecimentos programados que se realiza em espaços e tempos determinados. Ele é planejado e tem objetivos cuidadosamente traçados e monitorados. No entanto, com a pandemia da COVID-19, a questão do espaço foi alterada.

Atualmente há a incerteza quanto à volta do pleno funcionamento dos eventos como conhecíamos. Não é sem razão que muitos migraram para a internet, usando a transmissão online como saída para se adaptar à nova realidade. Neste cenário algumas questões se impõem: como planejar e gerir os eventos mediante a redução das aglomerações imposta pela pandemia? O que fazer com a necessidade de socialização face a face? No futuro os eventos serão híbridos: presencial e virtual?

Parece que haverá uma convivência entre o evento físico e o virtual, mesmo tendo passado a pandemia. Para tanto, os profissionais terão que planejar a retomada física com padrões de higiene exigidos pelas autoridades de saúde e desenhar experiências virtuais de acordo com a natureza do evento, do público e de tantos outros requisitos necessários ao seu planejamento e gestão.

São muitos os fatores que implicam na realização de shows, congressos, lives e tantos outros acontecimentos. E, talvez, no afã de produzir eventos virtuais, deixemos de privilegiar o conhecimento prévio da concepção, da natureza, das tipologias, do planejamento e da gestão desses acontecimentos especiais. Não há como esquecer que, ao realizar um evento atribuímos sentido e significado às ideias que desejamos apresentar e promover. São muitos os traços que ajudam a dar feição a um acontecimento que poderá se transformar em especial e singular se assim o concebermos.