Quer entrar no mercado de trabalho: faça um bom TCC


Profa. Dra. Maria Francisca Magalhães Nogueira
mfrancisnogueira@gmail.com

As considerações aqui expostas são no sentido de suscitar, nos alunos de Relações Públicas (RP), o interesse e, ao mesmo tempo, fortalecer a consciência da necessidade de se preparar desde o primeiro ano do curso para a realização da disciplina curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mas, o que é uma disciplina? Uma disciplina se constitui em “[...] uma categoria organizadora dentro do conhecimento científico; ela institui a divisão do trabalho e responde à diversidade das áreas que as ciências abrangem.” (MORIN, 2000, p. 105).
Digo isto pois, durante minha caminhada como professora e orientadora de TCC, quer seja na modalidade monografia ou de projeto experimental, vi as portas do mercado de trabalho se abrirem para muitos alunos de RP. E acredito que ambas as modalidades podem ser a ponte entre os alunos e o mercado de trabalho.
O TCC é uma disciplina curricular com duração de um ano (TCC1 e TCC2), sob a orientação de um professor. Ele abre a perspectiva para o estudante vivenciar, ainda como aprendiz, os conteúdos estudados durante os primeiros anos do curso e, ao mesmo tempo, usar suas múltiplas potencialidades e habilidades.
Comumente, àqueles alunos que chegam ao TCC com dúvidas sobre a realização de uma monografia ou projeto experimental tento explicar que tanto um quanto o outro podem ajudá-los a fazer uma revisão do aprendido; visitar outras bibliografias; fazer uma reflexão acerca de um tema e de um problema de comunicação. Por consequência, habilitá-los a pesquisar, planejar e assessorar a comunicação de qualquer tipo de organização.
Só para se ter uma breve ideia, a monografia consiste na análise de um tema e de um problema de comunicação utilizando, por vezes, somente a pesquisa bibliográfica. Pode-se utilizar também, de modo complementar, a pesquisa empírica. Vale esclarecer que qualquer trabalho acadêmico prescinde de um estudo bibliográfico – ou seja, um capítulo de revisão bibliográfica. Alguns alunos escolhem a monografia por terem interesse em seguir a carreira acadêmica.
O projeto experimental é um exercício acadêmico no assessoramento às organizações, sendo que o planejamento da primeira fase desse processo consiste na formação da equipe de trabalho, na escolha do tema e na seleção da empresa cliente. Têm também grande importância as fases subsequentes, que não serão exploradas aqui. Mas vale ressaltar que as pesquisas bibliográfica e empírica são parte importante deste processo.
Vale enfatizar que tanto a monografia quanto o projeto experimental são uma caminhada do aluno com a orientação do professor, em que todas as fases são construídas simultaneamente. Portanto, para evitar percalços, sugere-se considerar a possibilidade de já se programar para quando essa etapa chegar. Aproveite esse tempo sem aulas para ler, ler e ler mais.