Profa. Dra. Maria Francisca
Magalhães Nogueira
mfrancisnogueira@gmail.com
As
considerações aqui expostas são no sentido de suscitar, nos alunos de Relações
Públicas (RP), o interesse e, ao mesmo tempo, fortalecer a consciência da
necessidade de se preparar desde o primeiro ano do curso para a realização da
disciplina curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mas, o que é uma
disciplina? Uma disciplina se constitui em “[...] uma categoria organizadora
dentro do conhecimento científico; ela institui a divisão do trabalho e
responde à diversidade das áreas que as ciências abrangem.” (MORIN, 2000, p. 105).
Digo
isto pois, durante minha caminhada como professora e orientadora de TCC, quer
seja na modalidade monografia ou de projeto experimental, vi as portas do
mercado de trabalho se abrirem para muitos alunos de RP. E acredito que ambas
as modalidades podem ser a ponte entre os alunos e o mercado de trabalho.
O TCC é
uma disciplina curricular com duração de um ano (TCC1 e TCC2), sob a orientação
de um professor. Ele abre a perspectiva para o estudante vivenciar, ainda como
aprendiz, os conteúdos estudados durante os primeiros anos do curso e, ao mesmo
tempo, usar suas múltiplas potencialidades e habilidades.
Comumente,
àqueles alunos que chegam ao TCC com dúvidas sobre a realização de uma
monografia ou projeto experimental tento explicar que tanto um quanto o outro
podem ajudá-los a fazer uma revisão do aprendido; visitar outras bibliografias;
fazer uma reflexão acerca de um tema e de um problema de comunicação. Por
consequência, habilitá-los a pesquisar, planejar e assessorar a comunicação de
qualquer tipo de organização.
Só para
se ter uma breve ideia, a monografia consiste na análise de um tema e de
um problema de comunicação utilizando, por vezes, somente a pesquisa
bibliográfica. Pode-se utilizar também, de modo complementar, a pesquisa
empírica. Vale esclarecer que qualquer trabalho acadêmico prescinde de um
estudo bibliográfico – ou seja, um capítulo de revisão
bibliográfica. Alguns alunos escolhem a monografia por terem interesse em
seguir a carreira acadêmica.
O
projeto experimental é um exercício acadêmico no assessoramento às
organizações, sendo que o planejamento da primeira fase desse processo consiste
na formação da equipe de trabalho, na escolha do tema e na seleção da empresa
cliente. Têm também grande importância as fases subsequentes, que não serão
exploradas aqui. Mas vale ressaltar que as pesquisas bibliográfica e
empírica são parte importante deste processo.
Vale
enfatizar que tanto a monografia quanto o projeto experimental são uma
caminhada do aluno com a orientação do professor, em que todas as fases são
construídas simultaneamente. Portanto, para evitar percalços, sugere-se
considerar a possibilidade de já se programar para quando essa etapa
chegar. Aproveite esse tempo sem aulas para ler, ler e ler mais.