O NOVO NORMAL



Profa. Dra. Maria Francisca Magalhães Nogueira
Profa. Dra. Divina Marques.
Profa. Dra. Adriane Nascimento

Imaginamos como os alunos devem estar apreensivos com o futuro profissional, afinal o mercado está mudando muito rapidamente. Hoje fala-se no ‘novo normal’, mas o que será isto? Segundo Maria Aparecida Rhein Schirato do Insper (2020) o novo normal “seria a proposta de um novo padrão que possa garantir nossa sobrevivência”. Nesse novo normal percebemos que algumas coisas começam a se modificar em nosso comportamento. Talvez comecemos a pensar que não há necessidade de se percorrer grandes distancias e enfrentar um trânsito infernal para participar de uma reunião, porque há um google meet.
No entanto este ‘novo normal’ não é tão novo assim. As compras antes eram realizadas em mercados pequenos até que em Chicago nos Estados Unidos (EUA) foram criados os supermercados, porque tinham a condição de vender em grande escala e baixar os custos. Então, quer dizer que as vendas em grande escala já permitiam uma nova forma de comercializar. Isto quer dizer, que se formos analisar, o ‘novo normal’ sempre esteve presente em nossas vidas e talvez ele esteja tendo mais impacto agora devido à pandemia que assola não somente o Brasil, mas o mundo.
No que se refere as profissões, sabemos que sempre houve tendências de mudanças, mas lógico, que isto se acelera quando há um problema de ordem mundial que inverte a lógica de fazer negócios e, em síntese, de viver e de conviver. Nunca tivemos que dialogar tanto com a tecnologia e de forma tão rápida como agora.  Segundo o economista Ricardo Amorim (2020) há algumas profissões que irão crescer, como o educador físico, o yotuber, o operador de drones, o motorista de Uber. Para ele também há profissões que tendem a desaparecer e/ou ter menos importância como atendentes de telemarketing, contador, vendedor de varejo, corretores de imóveis. Estes são somente alguns exemplos.
Na área de comunicação, segundo Samantha Mazerro (2020), pesquisadora do Profuturo, irão ter mais relevância o “Gerente de Eco-relações: profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos; Gerente de Marketing e-commerce: gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços”, isto só para citar alguns. 
Diante dos comentários ora realizados, acreditamos que teremos que incentivar os alunos a ler, pesquisar mais e chegar ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) mais maduros quanto ao mercado de trabalho que irão enfrentar.