Profa. Dra. Maria
Francisca Magalhães Nogueira
Profa. Dra. Divina
Marques.
Profa. Dra. Adriane
Nascimento
Imaginamos como os
alunos devem estar apreensivos com o futuro profissional, afinal o mercado está
mudando muito rapidamente. Hoje fala-se no ‘novo normal’, mas o que será isto?
Segundo Maria Aparecida Rhein Schirato do Insper (2020) o novo normal “seria a
proposta de um novo padrão que possa garantir nossa sobrevivência”. Nesse novo
normal percebemos que algumas coisas começam a se modificar em nosso
comportamento. Talvez comecemos a pensar que não há necessidade de se percorrer
grandes distancias e enfrentar um trânsito infernal para participar de uma
reunião, porque há um google meet.
No entanto este
‘novo normal’ não é tão novo assim. As compras antes eram
realizadas em mercados pequenos até que em Chicago nos Estados Unidos (EUA)
foram criados os supermercados, porque tinham a condição de vender em grande
escala e baixar os custos. Então, quer dizer que as vendas em grande escala já
permitiam uma nova forma de comercializar. Isto quer dizer, que se formos
analisar, o ‘novo normal’ sempre esteve presente em nossas vidas e talvez ele
esteja tendo mais impacto agora devido à pandemia que assola não somente o
Brasil, mas o mundo.
No que se refere as
profissões, sabemos que sempre houve tendências de mudanças, mas lógico, que
isto se acelera quando há um problema de ordem mundial que inverte a lógica de
fazer negócios e, em síntese, de viver e de conviver. Nunca tivemos que
dialogar tanto com a tecnologia e de forma tão rápida como agora. Segundo
o economista Ricardo Amorim (2020) há algumas profissões que irão crescer, como
o educador físico, o yotuber, o operador de drones, o motorista de Uber. Para
ele também há profissões que tendem a desaparecer e/ou ter menos importância
como atendentes de telemarketing, contador, vendedor de varejo, corretores de
imóveis. Estes são somente alguns exemplos.
Na área de
comunicação, segundo Samantha Mazerro (2020), pesquisadora do Profuturo, irão
ter mais relevância o “Gerente de Eco-relações: profissional que irá se
comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências
governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos; Gerente
de Marketing e-commerce: gerencia o desenvolvimento e implementação de
estratégias de web sites para vender produtos e serviços”, isto só para citar
alguns.
Diante dos comentários
ora realizados, acreditamos que teremos que incentivar os alunos a ler,
pesquisar mais e chegar ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) mais maduros
quanto ao mercado de trabalho que irão enfrentar.