Rotina de uma estudante UFG

Por Anna Carolina Samagaio.

Sabemos que vida de estudante não é fácil, ainda mais quando envolve faculdade, estágios e longas distâncias a serem percorridas num só dia. Poder desempenhar tantas tarefas é algo gratificante, claro, mas também significa vencer desafios e agir com determinação. Conhecer a rotina estudantil de alguém é algo que pode quebrar preconceitos e nos colocar diante da realidade. Pensando nisso, trouxemos a você, leitor, algumas das atividades desempenhadas por uma estudante do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás.

Hora de acordar
Anna Carolina Samagaio (22) acorda, de segunda a sexta, às 05:30 da manhã e pega o primeiro ônibus do dia às seis horas. “Mas por que acordar tão cedo?”, você deve estar se perguntando. Bem, ela mora a cerca de 20 km de distância da universidade, depende do transporte público e, para chegar no horário previsto para o início das aulas - às oito da manhã - precisa madrugar.

Trajeto percorrido
A estudante pega três ônibus lotados até a faculdade. O primeiro deles a leva ao Terminal Bandeiras, o segundo ao terminal da Praça da Bíblia e, finalmente, o terceiro à universidade. Felizmente, como vai de um terminal a outro, gasta apenas uma passagem do Passe Livre Estudantil.

Sala de aula
Uma vez em solos universitários, Anna se dirige ao centro de aulas correspondente à aula do dia. Ela nos contou que, neste semestre, uma das matérias em que mais produz conteúdo chama-se “Produção de Texto Jornalístico 2”. Por meio da disciplina já aprendeu a produzir leads, releases, roteiros para rádio e TV e textos para Web. Segue abaixo um spot para rádio mais descontraído produzido por ela:


Hora do almoço
A estudante almoça no Restaurante Universitário, o famoso R.U., e conta que a comida lhe agrada, exceto quando o cardápio oferece peixe como opção proteica (risos). Cada refeição é feita sob pagamento de uma taxa de R$ 3,00 (restrita aos alunos e funcionários UFG). O cardápio também conta com opções vegetarianas e veganas.

Estágio
Após o almoço Anna Carolina pega mais um ônibus, dessa vez rumo ao estágio na Câmara Municipal de Goiânia, no qual conseguiu ingressar graças a um processo seletivo em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Lá ela atua como editora de vídeo da TV Câmara até às 18h.

Hora de voltar para casa
Após o estágio a estudante pega o quinto e último ônibus do dia rumo a sua casa. Às 19h Anna já está em casa, mas não pense que seus afazeres diários param por aí. À noite ela procura colocar as atividades da faculdade em dia e tira um tempinho para se exercitar na academia. Finalmente, vai dormir às 23h para começar tudo de novo no dia seguinte. Eis a rotina, nada fácil, porém muito produtiva, de uma estudante. Confira abaixo o relato da própria entrevistada sobre o seu dia a dia:



Palavras-chave: rotina, estudante, UFG, Relações Públicas.