Eventos corporativos e seus benefícios


Por Ana Carolina Miranda, Anauara Vieira, Bruna de Lima, Emilly Filetti e Izis de Sousa

Já pensou no que um evento pode ajudar em seu negócio? Não? Neste artigo iremos apresentar os benefícios e alguns exemplos de eventos que você pode realizar para o seu empreendimento.

Fonte:  Google Imagens
As organizações estão em um constante relacionamento com seus públicos. Para que este relacionamento seja saudável e eficiente é necessário a utilização de diversos instrumentos de comunicação, dentre ele o evento é uma ótima opção. Quando analisamos a perspectiva das Relações Públicas, o evento é uma ferramenta bastante utilizada para promover uma mensagem da organização perante seus públicos de interesse, por exemplo para seus colaboradores, fornecedores, clientes, entre outros. 

O evento por diversas vezes é o canal de comunicação mais efetivo para propagar a imagem de uma organização, principalmente devido à sua capacidade de manter o seu público atento por um maior período de tempo. Mas não é somente por isso, confira a seguir outros benefícios que um evento corporativo pode proporcionar.

Benefícios dos eventos corporativos para seu negócio

1. Atraem visibilidade

Os eventos sempre foram vistos com grandeza, no entanto a partir das redes sociais essa visibilidade foi expressivamente potencializada. Como consequência dessa exposição, agora eles não alcançam apenas as pessoas que estão presentes de forma física, mas também aquelas que estão no ambiente virtual. 

2. Estreitam relacionamentos

É de extrema importância que uma organização invista em bons relacionamentos, independentemente do tipo de público, pois isso potencializa o seu crescimento e chances de negócios.

3. Aumentam o engajamento dos colaboradores

Um evento planejado e organizado estrategicamente, pode ser capaz de provocar um sentimento de valorização e motivação em seus colaboradores. Sendo assim, gera maior dedicação na produção e promoção da empresa para a sociedade.

4. Estimulam a fidelização de clientes

Um evento ao determinar seu veículo, mensagem e linguagem de modo estratégico é capaz de provocar em seu público um estado de satisfação e encantamento. Com isso, a organização, responsável por proporcionar este tipo de experiência, tem grandes chances de fidelizar seus clientes e tornar-se referência no segmento em que atua.

5. Potencializam o valor percebido dos produtos

Podem possuir um caráter educativo, a fim de apresentar as melhores formas de uso de um determinado produto. Por exemplo, a Hellmann’s ao realizar um evento gastronômico pode evidenciar os diversos tipos de pratos culinários que um cliente pode fazer utilizando uma de suas maioneses.

6. Reforçam a identidade corporativa

A identidade corporativa de uma organização é constituída por sua imagem institucional, missão, visão, valores, filosofia e políticas. Um evento pode construir e colaborar para a promoção deste conjunto identitário, a fim de aprimorar e trazer reconhecimento dentre os relacionamentos que uma organização possui com seus diversos públicos.

Os eventos corporativos cabem em todas as organizações. Muitas empresas já perceberam a importância de se comunicar com seus públicos através deles. Entretanto, vale ressaltar, que essa importância não se restringe à grandes empresas como a Apple, Skol ou Havaianas, mas abrange também médios ou micro empreendimentos. Quer saber quais são os eventos que você, empreendedor, pode realizar? Veja alguns exemplos:

Confraternização

Com foco no público interno, a confraternização é um dos eventos mais comuns para as empresas, já que possui como finalidade a integração entre os seus colaboradores e gestores. Pode até parecer que sua realização é simples, mas como qualquer outro evento também exige um planejamento estratégico, principalmente devido ao fato de ser uma boa oportunidade para promover a união entre a equipe e estabelecer um clima amigável.

Clique aqui e confira nossas dicas para organizar uma ótima confraternização!

Lançamento de Produtos

Como o nome já anuncia, neste tipo de evento é realizado a apresentação de um novo produto ou serviço para os públicos de interesse, como clientes e representantes corporativos. Tal evento possui como intuito valorizar o trabalho realizado pela equipe de colaboradores envolvidos e o esforço que tiveram para lançar o produto/serviço com sucesso no mercado. A vantagem de realizá-lo está na troca de informações e percepções acerca das novidades oferecidas, ocasionando em um eficiente posicionamento de marca.

Palestra

Neste tipo de evento um respectivo colaborador ou executivo da organização compartilha seu conhecimento e experiência sobre determinado assunto para outro grupo de pessoas. É uma ótima oportunidade para reforçar a imagem da organização no segmento ao qual pertence.

Aniversário da Empresa

O aniversário da empresa é uma data muito importante. Além de um dia de celebração, pode ser caracterizado como o momento ideal para promoção da imagem da empresa, fortalecimento de relacionamentos e melhora do clima organizacional. Isto pode ser feito através de diversas iniciativas que envolvam os seus públicos.

Fonte: google Imagens

Conseguiu visualizar no que um evento pode somar ao seu negócio?
Pois então, tendo como base o planejamento estratégico e a organização, todos os benefícios citados neste artigo podem ser alcançados. Além disso, não se esqueça que os profissionais mais capacitados para gerenciar eventos são os relações-públicas.

Não perca a oportunidade, realize seus eventos corporativos!

Fontes: https://www.copastur.com.br/blog/beneficios-de-um-evento-corporativo/
https://administradores.com.br/artigos/5-beneficios-dos-eventos-corporativos
https://www.alaic.org/revista/index.php/alaic/article/view/1065

Tags: eventos corporativos; benefícios; relacionamentos; públicos.