Por
Ana Carolina Miranda, Anauara Vieira, Bruna de Lima, Emilly Filetti e Izis de
Sousa
Já pensou no que um evento pode ajudar em seu
negócio? Não? Neste artigo iremos apresentar os benefícios e alguns exemplos de
eventos qu e você pode realizar para o seu empreendimento.
Fonte: Google
Imagens
As organizações estão em um
constante relacionamento com seus públicos. Para que este relacionamento seja
saudável e eficiente é necessário a utilização de diversos instrumentos de
comunicação, dentre ele o evento é uma ótima opção. Quando analisamos a
perspectiva das Relações
Públicas, o evento é uma
ferramenta bastante utilizada para promover uma mensagem da organização perante
seus públicos de interesse, por exemplo para seus colaboradores, fornecedores,
clientes, entre outros.
O evento por diversas vezes é o canal de
comunicação mais efetivo para propagar a imagem de uma organização,
principalmente devido à sua capacidade de manter o seu público atento por um
maior período de tempo. Mas não é somente por isso, confira a seguir outros
benefícios que um evento corporativo pode proporcionar.
Benefícios
dos eventos corporativos para seu negócio
1. Atraem
visibilidade
Os eventos sempre foram vistos com grandeza, no
entanto a partir das redes sociais essa visibilidade foi expressivamente
potencializada. Como consequência dessa exposição, agora eles não alcançam
apenas as pessoas que estão presentes de forma física, mas também aquelas que
estão no ambiente virtual.
2. Estreitam
relacionamentos
É de extrema importância que uma organização
invista em bons relacionamentos, independentemente do tipo de público, pois
isso potencializa o seu crescimento e chances de negócios.
3. Aumentam
o engajamento dos colaboradores
Um evento planejado e organizado
estrategicamente, pode ser capaz de provocar um sentimento de valorização e
motivação em seus colaboradores. Sendo assim, gera maior dedicação na produção
e promoção da empresa para a sociedade.
4. Estimulam
a fidelização de clientes
Um evento ao determinar seu veículo, mensagem e
linguagem de modo estratégico é capaz de provocar em seu público um estado de
satisfação e encantamento. Com isso, a organização, responsável por
proporcionar este tipo de experiência, tem grandes chances de fidelizar
seus clientes e tornar-se
referência no segmento em que atua.
5.
Potencializam o valor percebido dos produtos
Podem possuir um caráter educativo, a fim de apresentar
as melhores formas de uso de um determinado produto. Por exemplo, a Hellmann’s
ao realizar um evento gastronômico pode evidenciar os diversos tipos de pratos
culinários que um cliente pode fazer utilizando uma de suas maioneses.
6. Reforçam
a identidade corporativa
A identidade corporativa de uma organização é
constituída por sua imagem institucional, missão, visão, valores, filosofia e
políticas. Um evento pode construir e colaborar para a promoção deste conjunto
identitário, a fim de aprimorar e trazer reconhecimento dentre os
relacionamentos que uma organização possui com seus diversos públicos.
Os eventos corporativos cabem em todas as
organizações. Muitas empresas já perceberam a importância de se comunicar com
seus públicos através deles. Entretanto, vale ressaltar, que essa importância
não se restringe à grandes empresas como a Apple, Skol ou Havaianas, mas
abrange também médios ou micro empreendimentos. Quer saber quais são os eventos
que você, empreendedor, pode realizar? Veja alguns exemplos:
● Confraternização
Com foco no público interno, a confraternização
é um dos eventos mais comuns para as empresas, já que possui como finalidade a
integração entre os seus colaboradores e gestores. Pode até parecer que sua
realização é simples, mas como qualquer outro evento também exige um
planejamento estratégico, principalmente devido ao fato de ser uma boa
oportunidade para promover a união entre a equipe e estabelecer um clima
amigável.
Clique aqui e confira
nossas dicas para organizar uma ótima confraternização!
● Lançamento
de Produtos
Como o nome já anuncia, neste tipo de evento é
realizado a apresentação de um novo produto ou serviço para os públicos de
interesse, como clientes e representantes corporativos. Tal evento possui como
intuito valorizar o trabalho realizado pela equipe de colaboradores envolvidos
e o esforço que tiveram para lançar o produto/serviço com sucesso no mercado. A
vantagem de realizá-lo está na troca de informações e percepções acerca das
novidades oferecidas, ocasionando em um eficiente posicionamento de marca.
● Palestra
Neste tipo de evento um respectivo colaborador
ou executivo da organização compartilha seu conhecimento e experiência sobre
determinado assunto para outro grupo de pessoas. É uma ótima oportunidade para
reforçar a imagem da organização no segmento ao qual pertence.
● Aniversário
da Empresa
O aniversário da empresa é uma data muito
importante. Além de um dia de celebração, pode ser caracterizado como o momento
ideal para promoção da imagem da empresa, fortalecimento de relacionamentos e
melhora do clima organizacional. Isto pode ser feito através de diversas
iniciativas que envolvam os seus públicos.
Fonte: google Imagens
Conseguiu visualizar no que um evento pode somar
ao seu negócio?
Pois então, tendo como base o planejamento
estratégico e a organização, todos os benefícios citados neste artigo podem ser
alcançados. Além disso, não se esqueça que os profissionais mais capacitados
para gerenciar eventos são os relações-públicas.
Fontes:
https://www.copastur.com.br/blog/beneficios-de-um-evento-corporativo/
https://administradores.com.br/artigos/5-beneficios-dos-eventos-corporativos
https://www.alaic.org/revista/index.php/alaic/article/view/1065
Tags: eventos corporativos; benefícios; relacionamentos; públicos.