BaianaSystem invade o Campus Samambaia com suas músicas


Por: Anna Carla Barci; Geovanna Karla Oliveira; Lilianne Cristina Lima; Mariana Lara Amorim; Mikaelly Lima de Souza e Rebecca Gonçalves de Sousa.

A Universidade Federal de Goiás (UFG), objetivando a promoção da cultura no campus Samambaia, iniciou, no dia 23 de abril, a temporada de 2019 do projeto Música no Campus, que contou com a performance da banda BaianaSystem.

Show da Banda BaianaSystem na UFG

Tendo início em 2009, o projeto Música no Campus surgiu como uma necessidade de levar a experiência musical para os estudantes da universidade e comunidade local, visando incentivar a difusão da cultura brasileira.

Além disso, a professora e coordenadora do curso de graduação em Musicoterapia da EMAC, Fernanda Valentin, afirma que a música, utilizada corretamente, auxilia na redução do estresse e ansiedade, ativa conexões mentais, melhora a memória, estimula a criatividade e auxilia na coordenação motora.

Desde a sua 1° edição, já estiveram presentes no palco nomes de grande importância no cenário da música brasileira, como, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Lenine, Milton Nascimento, Toquinho e Gal Costa.

Em 2019 o projeto completou dez anos, e nada melhor do que comemorar ao som do BaianaSystem, que também está completando uma década de carreira.  

 A banda BaianaSystem foi formada em Salvador - BA e o seu propósito, criado em 2009, era de explorar musicalmente um diálogo entre a voz, a “guitarra baiana” e o “sound system”, que é um sistema de som jamaicano, trilhando entre os ritmos samba-reggae, ijexá e ska.

Para melhor compreensão do projeto, conheça a primeira experiência da estudante de 19 anos, do curso de Relações Públicas, da UFG, Anna Carla Barci com o show do BaianaSystem: "Foi uma experiência muito boa por completo: custo de ingresso acessível para o público universitário, ambiente com seguranças, ótima acústica, espaço amplo que confortou a plateia e, para completar, a ótima escolha da banda para estrear essa temporada.”