UFG Sustentável


Por: Adriane Stefane, Bruno Roque, Caísa Silva, Clara Scarpellini, Kívia Luiz, Lais Dias e Rafael Martins

A Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Eneel, tem um plano de eficiência energética para os próximos anos.

Aproximadamente R$ 9 milhões serão investidos na construção de um sistema mais eficiente de iluminação nos Campus Samambaia e Colemar Natal e Silva e na instalação de sistemas de mini geração fotovoltaica (energia solar) para redução do consumo de energia. Em abril deste ano, o Campus da Regional de Goiânia já instalou quase 25 mil lâmpadas LED e 2522 placas solares. A mudança será monitorada em 120 pontos da universidade e tem como medidas impulsionar ações e pesquisas sobre a sustentabilidade
O projeto UFG Sustentável tem como objetivo contribuir para a redução de gastos com energia e a implementação de sistemas alternativos de geração própria. Estima-se que com o programa a universidade irá economizar R$10 milhões por ano com possibilidade de aumentar a cada mês, melhorando com a troca de equipamentos e principalmente com a conscientização de toda a comunidade.
A instituição possui projetos no foco da sustentabilidade como a iniciativa do professor Euler Bueno dos Santos, da Escola de Engenharia Mecânica e de Computação, de uso racional da água que esteve na capa do Jornal O Popular mostrando a preocupação com o tema. Outro exemplo é o Instituto de Física que promoveu a redução do uso dos copos descartáveis através de canecas recebidas pelos servidores que irá implantar uma nova cultura organizacional.
A UFG abriu uma página com nome de UFG Sustentável onde encontram-se publicações sobre a nova ferramenta (PLS) Plano de Logística Sustentável que tem como foco as práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos na universidade.


Para mais informações, veja também: 

Links úteis: