TCC: QUE TAL ESCREVER SEU PROJETO DURANTE A PANDEMIA?

Profa. Dra. Maria Francisca Magalhães Nogueira

Gosto muito de escrever pensando nos alunos. E, neste breve                                                              texto, me dirijo aos alunos do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele é um importante instrumento da vida acadêmica, em que o estudante tem a possibilidade, ainda como estudante, de usar suas múltiplas potencialidades.
Talvez fosse interessante aproveitar a pausa das aulas, que a pandemia está proporcionando, para elaborar o projeto de TCC, quer seja a monografia e/ou mesmo para o projeto experimental.
Vale lembrar que todo TCC parte de um projeto de pesquisa que é um guia de ação, a ser modificado durante a caminhada. No entanto, torna-se praticamente impossível elaborar um projeto sem leituras prévias sobre o tema a ser tratado. Nesta etapa os alunos costumam ficar embaraçados, porque não se acostumaram ao hábito de leitura durante os primeiros anos do curso.
A teoria é importante, porque ela “não é o conhecimento; ela permite o conhecimento. Uma teoria não é a solução; é a possibilidade de tratar um problema. As teorias são sistemas de idéias que servem para interpretar o real e que podem ser insuficientes ou ilusórias” (Edgar Morin). Quer dizer que a teoria irá ajudar a descortinar o caminho a ser seguido e interpretar o que os estudantes escolheram como tema a ser investigado; levando-se em consideração que todas as fases deste percurso são simultaneamente construídas. Portanto, para evitar percalços, deve-se considerar fundamental o roteiro para se pôr a caminho.
Por vezes os iniciantes em investigação consideram desnecessária a elaboração do projeto de pesquisa. No entanto, iniciar uma pesquisa sem projeto é lançar-se à improvisação. A elaboração do projeto fornece a quem o elabora visão global e especifica do objeto a ser investigado. Na efetivação do projeto, nada é realizado aleatoriamente, sendo fundamental a escolha do tema em um universo largo de assuntos. Ao mesmo tempo delimita-se o problema e os objetivos; coleta-se os dados a partir de uma boa definição de como realizá-los na metodologia; analisa-se e interpreta-se os dados até o relatório final. Algumas perguntas ajudam a montar o guia a ser seguido: O que? (objeto), para quê? (objetivo), por quê? (justificativa), como? (metodologia de pesquisa).
Vale ressaltar que os conhecimentos de normalização, que são as regras da ABNT, são muito importantes na elaboração do relatório final.
Tendo em vista tudo que foi dito, aproveitem para empreender esta viagem instigante e desafiadora que é o TCC. Trata-se de um caminho de confronto com o conhecimento adquirido até então e com aquele que ora se inicia. Então, mãos à obra.