Covid-19: marcas mudam logos para conscientizar sobre distanciamento social

O Mercado Livre, plataforma de marketplace, foi uma das empresas que mudaram temporariamente sua identidade visual (Foto: Divulgação)
O Mercado Livre, plataforma de marketplace, foi uma das empresas que mudaram temporariamente sua identidade visual (Foto: Divulgação)
Nos últimos dias, empresas de diversos segmentos decidiran reformular seus logotipos como forma de promover o isolamento social, uma das medidas aconselhadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De forma criativa, as marcas têm chamado a atenção sobre a importância da medida no combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que já infectou mais de 640 mil pessoas em todo o mundo. 
As montadoras AudiVolkswagen e a empresa de comércio eletrônico Mercado Livre são algumas das companhias que aderiram à iniciativa. Confira algumas marcas e suas versões atuais. 
Mercado Livre
Covid-19: marcas mudam logos para conscientizar sobre distenciamento social (Foto: Divulgação)
Covid-19: marcas mudam logos para conscientizar sobre distenciamento social (Foto: Divulgação)
O Mercado Livre, plataforma de marketplace, foi uma das empresas que mudaram temporariamente sua identidade visual para promover o distanciamento durante a pandemia. A companhia adotou o slogan "Juntos. De mãos dadas, ou não".
Volkswagen
Volkswagen (Foto: Divulgação)
Logotipo da Volkswagen durante a pandemia (Foto: Divulgação)
A fabricante de automóveis alemã distanciou ainda mais as letras “V” e “W” do logotipo.
Audi
Novo logotipo da Audi durante a pandemia (Foto: Divulgação)
Novo logotipo da Audi durante a pandemia (Foto: Divulgação)
Outra fabricante que aderiu ao movimento foi a Audi. A campanha começou nos Estados Unidos e depois chegou ao Brasil. No logotipo reformulado, a empresa separou as tradicionais argolas para incentivar que as pessoas fiquem em casa e evitem o contágio.
McDonald's
Novo logotipo do McDonald's durante a pandemia (Foto: Divulgação)
Novo logotipo do McDonald's durante a pandemia (Foto: Divulgação)
O McDonald's Brasil separou seus icônicos arcos dourados para incentivar o distanciamento social durante a pandemia de coronavírus. O objetivo é explicar que, apesar da separação temporária entre seus clientes e a empresa causada pelo fechamento de alguns de seus restaurantes, eles "sempre podem estar juntos".
Diretor criativo recria logos de marcas famosas
Jure Tovrljan, diretor criativo da Eslovênia, reformulou os logotipos de algumas das marcas mais famosas do mundo em meio à pandemia de covid-19. As recriações de Tovrljan mostram os círculos da Mastercard e os anéis das Olimpíadas separados, a sereia do Starbucks usando máscaras faciais para se proteger do vírus e o nome LinkedIn como "LinkedOut". Veja abaixo algumas das recriações do designer:
O logotipo das Mastercard: "Antes e depois" (Foto: Reprodução)
O logotipo das Mastercard: "Antes e depois" (Foto: Reprodução)
Logotipo do Starbucks usa uma máscara facial (Foto: Reprodução,)
Logotipo do Starbucks usa uma máscara facial (Foto: Reprodução,)
Nome da cerveja Corona é substituído por: Precisa-de de um novo nome (Foto: Reprodução)
Nome da cerveja Corona é substituído por: "Precisa-de de um novo nome" (Foto: Reprodução)
Ele também redesenhou o logotipo da NBA para simbolizar o cancelamento da temporada (Foto: Reprodução)
Ele também redesenhou o logotipo da NBA para simbolizar o cancelamento da temporada (Foto: Reprodução)

Fonte: