Ciência, controle social e o Covid-19



A Ciência como a conhecemos - que no último século e de maneira espantosa nas últimas décadas se desenvolveu de modo absolutamente fantástico - por um lado tenta compreender a humanidade em todos os sentidos; por outro determina a nossa existência de modo definitivo. É a verdade da Ciência.
Quando a mesma ciência que cura, define que você é portador de determinada característica de personalidade, por exemplo, ela, (a Ciência) define o destino do homem de modo absoluto e definitivo. Provavelmente nunca mais você se desvencilhará deste “rótulo”. Até do controle da religião é possível se livrar, bastando apenas deixar de acreditar em Deus. Da Ciência parece não ser possível.
Arriscamos dizer que não há nada mais controlador do que a Ciência. É neste edifício conceitual que estamos inseridos. Terceirizamos a vida pra Ciência. Atribuímos a ela o poder de definir quem vai e quem fica. Quem somos e quem gostaríamos de ser.
Baseados na verdade científica, aspectos inerentes ao mundo natural foram estranhamente interpretados e compreendidos e de certa maneira foram ao longo da história negados, como a vida e a morte. De nada adianta ser rico ou pobre; branco ou negro; anônimo ou celebridade. Em algum momento voltaremos à natureza.
A capa civilizatória criada pela humanidade, sobretudo, após a Revolução Industrial, separou em definitivo o homem da natureza, como se os serem humanos estivessem distantes e protegidos dos movimentos naturais do mundo.
Neste interim surgem as novas Tecnologias da Informação e Comunicação e as plataformas digitais horizontalizaram a verdade científica e novos controles sociais surgiram. A terra virou plana, as vacinas fazem mal à saúde e tudo foi relativizado e naturalizado.
É neste cenário de crise existencial que em meados de dezembro de 2019 o já conhecido corona vírus (H1N1, SARS) surge na China com uma nova cepa. O chamado novo corona vírus, ou Covid-19 como denominou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Agressivo, com alto poder de contaminação e disseminação. Um inimigo invisível e silencioso. Decreta-se a pandemia, algo que a humanidade não vivenciava deste a gripe espanhola do inicio do século passado.
Novamente a Ciência foi chamada para combater esta nova realidade e ditar as novas regras de convivência. Um novo controle social. Agora o isolamento e o distanciamento social são as regras da convivência humana. Para o vírus as fronteiras não existem; nem as diferentes culturais. Ele (o vírus) é global.
A crise vai passar. A contaminação vai passar. A Ciência provavelmente vai retomar seu lugar na humanidade. E você?
Você vai ter coragem de construir uma nova verdade, ou seja, desconstruir a capa civilizatória que lhe impede de viver a vida e lhe impede de encontrar o ser natural que você é?
Certamente não sairemos iguais deste momento. Se eventualmente sairmos não fomos capazes de enxergar o controle social em que vivemos.  


Prof. Claudomilson Fernandes Braga
Doutor em Psicologia Social pela PUC Goiás
Professor da Faculdade de Informação e Comunicação – UFG.