Presidente Jair Bolsonaro veta propaganda do Banco do Brasil

Por: Amanda Santos Torreal e Thaffila Gabriele Latavani.

No dia 14 de abril o Banco do Brasil teve sua propaganda vetada por ordem do governo. No anúncio mostra jovens de diferentes etnias, publicidade essa que pareceu não agradar o atual presidente que disse em entrevista: '’Não é a minha linha.’’ 
E complementou “Não vi o jovem fazendeiro, o rapaz esportista, o nerd. Não vi ali o jovem de classe média baixa que rala um dia inteiro para pagar estudos à noite. Ficou muito concentrado na juventude descolada”


Na propaganda veiculada em canais abertos mostrava jovens enquanto a locutora narrava frases como: “fazem carão”, “biquinho de ‘vem cá me beijar'”, “quebrada de pescoço para o lado”, “cara de rica irritada” e “movimento natural esquisito”.
O intuito, segundo diretor da ação, era de incentivar jovens a abrirem uma conta no banco.
Após a publicação do vídeo, o diretor de marketing e comunicação do banco, Delano Vatentim, foi afastado do cargo.

Burguer King lança campanha

Após repercussão do caso a rede de fast food Burguer King resolveu se pronunciar e produzir campanha publicitária em menos de 48hrs. Na mensagem compartilhada na rede social Twitter dizia:


“Procura-se elenco para comercial. Para participar, basta se encaixar nos seguintes requisitos: ter participado de um comercial de banco que tenha sido vetado e censurado nas últimas semanas. Pode ser homem, mulher, negro, branco, gay, hétero, trans, jovem, idoso. Curtir fazer selfie é opcional”.

Após lançamento da campanha, a reação foi positiva. Segundo chefe global de marketing do Burguer King, o apoio a diversidade é um histórico da marca e mostrar posicionamento diante desse caso foi importante para reafirmar isso.