Governo anuncia corte de verbas em 30% nas universidades públicas do país


Por: Ana Clara Moreira, Valdeci Ramos, Ester Dourado, Katlin Rayane, Murilo Quiel e Olexandra Luziardi.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou, dia 30 de maio, corte de verbas em todas as 63 universidades e 38 institutos federais do Brasil. O bloqueio será de 30% e um total de R$ 1,7 bilhão.
Para justificar o corte, o ministro fez algumas declarações polêmicas:
·         Segundo ele, universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas.
·         Afirmou que o desempenho dos alunos na faculdade está baixo e que as universidades estão lotadas de ‘’sem terras dentro do campus e gente pelada’’.
·         Em outra declaração dada pelo ministro, após ser duramente criticado por sua justificava, ele optou por explicar como esse projeto beneficiaria o Brasil, focando na economia, e frisou 'Não há corte, há contingenciamento’’.
Ele afirma que os recursos voltarão assim que a reforma da previdência for aprovada e a economia do país voltar a crescer.
. MANIFESTAÇÕES
Estudantes protestando contra os cortes e a fala do ministro em Salvador. Foto: Cuca da UNE
  Milhares de estudantes de todo o Brasil se reuniram nos dias 15 e 30 de maio em protesto contra os cortes, nos que foram as primeiras grandes mobilizações contra as ações do presidente. Estima-se que mais de um milhão de pessoas foram às ruas no dia 15,  protestos ocorreram em cerca de 250 cidades em 26 estados e Distrito Federal, enquanto o segundo protesto (30) ocorreu em 21 estados e DF.